quinta-feira, 22 de junho de 2017

Não é mais suficiente para a área de suprimentos comprar bens ou serviços para os clientes internos mais barato, mais rápido, ... Compras tem que interferir e contribuir fortemente para o crescimento estratégico das empresas
.
O gerenciamento adequado da área de compras está recebendo atenção significativa do alto escalão das empresas. Em muitos casos, compras continua sendo apenas uma maneira de reduzir custos e melhorar a confiabilidade de entrega. Mas isto tende a acabar.
As empresas precisam analisar como posicionar seus produtos e serviços de forma competitiva, ter um direcionamento de longo prazo e atingir a plena satisfação do cliente. Muitas empresas lideres em seus segmentos, enxergam suprimentos como parte integrante de suas estratégias corporativas. Ao inserir compras em suas estratégias, as empresas  fazem de suprimentos o diferencial competitivo que impulsiona valor aos acionistas.                                                                                                             
No mundo de hoje, é fundamental que as empresas coloquem suprimentos na mesa antes que as decisões estratégicas sejam tomadas. As infinitas variáveis que envolvem suprimentos em em mundo globalizado são radicalmente diferentes e mais complexas do que no passado. Não dá para se concentrar em embarques convencionais e previsíveis. Os tempos de entrega são muito mais curtos e desafiadores, fornecedores e clientes estão muitas vezes espalhados por todo o mundo. Devemos cada vez mais entender e saber o que os concorrentes estão fazendo, e, consequentemente o que devemos fazer para nos manter a frente.
O mundo do século 21 se caracteriza pelo baixo crescimento, forte competição global e margens cada vez mais estreitas. Ao mesmo tempo, o ambiente operacional está se tornando mais complexo, ciclos de produtos mais curtos, padrões internacionais de concorrência, incertezas comerciais e políticas e clientes cada vez mais exigentes.